Buscando a liberação de recursos e a continuidade do Projeto de Extensão “Balcão do Consumidor”, coordenado pelo curso de Direito da Universidade de Passo Fundo – UPF, o deputado estadual Pedro Westphalen (PP), esteve reunido nesta quarta-feira (06), no Palácio Piratini, com o governador José Ivo Sartori, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza e com a futura reitora da UPF, Bernadete Dalmolin.
Durante agenda intermediada pelo deputado, o reitor da UPF destacou que o Programa de Extensão é o maior em atendimento ao consumidor do País, “já atendeu mais de 120 mil pessoas só em Passo Fundo. Precisamos do apoio financeiro do governo para ampliar este projeto” solicitou Souza.
O Balcão do Consumidor é um projeto de extensão do curso de Direito da UPF, em parceria com o Procon de Passo Fundo e o Ministério Público Estadual, e coordenado pelos professores Liton Pilau e Rogério Silva. Desde 2006 trabalha a mediação nas relações de consumo, através de contato com o fornecedor, para fortalecer a educação e a defesa do consumidor no Rio Grande do Sul. Os atendimentos são feitos por alunos da Faculdade de Direito sob a orientação dos professores.
De acordo com Westphalen, o assunto é de extrema importância para a região. “Um programa desta magnitude, seriedade e que está dando certo, é fundamental para a população. Destacando, principalmente, que 80% das demandas que seriam ajuizadas, são resolvidas diretamente no balcão de atendimento pelos estudantes e professores de direito da UPF”, destacou o parlamentar.
O governador felicitou a comitiva pelo sucesso do programa e encaminhou o assunto para a Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos.
Atualmente situado no Campus III da UPF (Av. Assis Brasil, 743-centro), conta também com unidades nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade e Sarandi.
Transbrasiliana
Também foi pauta da reunião o projeto para obra da rodovia Transbrasiliana, BR-153, entre Erechim e Passo Fundo. A estrada que corta o País de Norte a Sul, não possui pavimentação nos 68,4 quilômetros do trecho gaúcho. O reitor solicitou apoio para que o projeto integre no PAC 2020/2021.
Estavam presentes também na reunião, vice-diretor Edmar Daudt, a chefe de gabinete da Reitoria, Lívia Nomenmacher, a jornalista Cris Jaqueline da Rosa, o aluno do mestrado João Cunha Lopes e acadêmicos de Direito.