A ministra de Agricultura, Tereza Cristina, recebeu na quarta-feira (11), o deputado federal, Pedro Westphalen, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, senadores, deputados federais e estaduais, representantes de entidades e de bancos públicos para discutir soluções para produtores rurais do estado prejudicados com a estiagem.
A bancada gaúcha entregou à ministra um documento que detalha a real situação de seca e prejuízos dos produtores. O texto com no nome de “Medidas Mitigadoras dos Efeitos da Estiagem” foi elaborado por diversas entidades do setor produtor do RS.
“O RS sofre com a seca e não há previsão de grande volume de chuvas para os próximos dias. Essa grave situação já tem prejudicado famílias inteiras, a economia e provavelmente poderá comprometer futuras safras. Precisamos que medidas urgentes sejam tomadas, e um dos principais pedidos da comitiva foi a sensibilidade da ministra em analisar a prorrogação dos prazos dos financiamentos de produtores afetados pela estiagem” destacou Westphalen.
Conforme a ministra, entre as medidas que poderão ser adotadas, está a destinação de milho para a ração animal, por meio da Conab. Tereza Cristina destacou também que peritos serão encaminhados para analisar as perdas nas propriedades, e assim, dar prosseguimento para o acesso ao seguro rural como para possíveis prorrogações de dívidas.
“Não vai ser uma resposta única, a cada dia que tiver uma medida saneada, vamos passar para as pessoas correrem atrás da documentação necessária”, ressaltou a ministra.
Uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (12) para debater os encaminhamentos para o assunto.