Encontro organizado pelo deputado federal Pedro Westphalen garantiu a instalação de equipe federal no Litoral Norte
O Litoral Norte foi uma das regiões mais afetadas do Estado pelos eventos climáticos desta semana. Para agilizar o apoio aos municípios, com recursos financeiros e assistenciais, foi realizada videoconferência na manhã deste sábado (17/06), envolvendo prefeitos, Defesa Civil estadual e a Defesa Civil nacional. O encontro foi organizado pelo deputado federal Pedro Westphalen (PP).
“Já vivemos muitas tragédias e sabemos como a burocracia em muitos casos dificulta a vinda de um apoio tão necessário. O que fizemos hoje foi atalhar caminhos para que a população da região possa ser atendida com a urgência que a situação requer”, explicou Pedro Westphalen.
No encontro, os prefeitos de Três Cachoeiras, Itati, Dom Pedro de Alcântara, Três Forquilhas e Morrinhos do Sul apresentaram a situação de cada cidade, relatando os estragos sofridos e as áreas que mais carecem de suporte imediato. Ao todo, 60 representantes de diversas localidades e entidades participaram remotamente da reunião.
Nas mais de duas horas de reunião, o coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos, Leno Rodrigues de Queiroz, e sua equipe apresentaram aos gestores municipais o passo a passo para a busca de recursos. Entre os pedidos do órgão nacional estão relatórios detalhados dos danos, das famílias afetadas e o cadastro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. “Esses são etapas fundamentais para que tenhamos agilidade nas respostas às solicitações dos Municípios”, reforçou Queiroz.
Ficou definida a vinda de unidade da Defesa Civil Nacional para o Estado para acelerar o suporte à região. “Esta é uma grande notícia. Com a presença física e proximidade teremos condições melhores de prestar todo apoio necessários aos milhares de gaúchos que ainda sofrem os efeitos dos temporais”, destacou Pedro Westphalen.
Participaram também do encontro os deputados Joel Wihelm (PP), Marcus Vinícius (PP) e o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Ernani Polo.