Skip to content Skip to footer

No Dia Mundial do Rim, Westphalen participa de reunião que dá visibilidade aos pacientes renais

Westphalen foi um dos médicos responsável por realizar os primeiros transplantes de rim no interior do Rio Grande do Sul.

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de disfunção renal, mais de 100 mil em condições crônicas e que precisam  de terapia renal substitutiva (TRS – diálise). Conhecedor das dificuldades enfrentadas e da falta de assistência aos pacientes renais, o deputado Pedro Westphalen participou de importante encontro que buscou dar visibilidade aos problemas que a população enfrenta no país.

Uns dos médicos responsável por realizar os primeiros transplantes de rim no interior do Rio Grande do Sul, o parlamentar prioriza a pauta quando o assunto é doença renal.

O evento aconteceu na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (14), Dia Mundial do Rim, dirigida pela deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) com o tema  “Saúde dos Rins para Todos”.

Principais entidades e representantes do setor saúde prestigiaram o evento e traçaram um diagnóstico da situação da doença no Brasil.

Presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar), Renato Padilha,  apresentou as demandas prioritárias do portador da doença renal.

Conhecendo profundamente o quadro e Integrante da Frente Parlamentar da Saúde, o vice-presidente da Confederação da Saúde, deputado Pedro Westphalen, afirmou que é um desafio dos parlamentares e do governo buscar melhorias no acesso desse serviço para população e investimentos na assistência dos pacientes. “O assunto precisa ser debatido, pois a diálise é vital e um direito de todos para a sobrevivência do paciente sem função renal. Apesar das dificuldades econômicas que o governo enfrenta, todos precisam ter ciência da grave situação e auxiliar com urgência as clinicas e entidades que prestam estes serviços, é possível salvar vidas implementando avanços na qualidade dos serviços prestados para a população” concluiu Westphalen.

 Em janeiro deste ano, o parlamentar já havia se reunido com o secretário-geral da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, Dr. Carlos Pinho, debatendo as pautas e soluções de curto, médio e longo prazo da grave situação que enfrentam os pacientes com essa patologia.

Participaram do encontro o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Marcelo Mazza; o vice-presidente da entidade, Daniel Calazans; e o nefrologista e o vice-presidente da ABCDT, Marcos Alexandre Vieira.

No encerramento, os presentes acordaram de criar uma lista de prioridades elaborada junto com usuários e prestadores de serviço para que a Frente Parlamentar Mista da Saúde apresente ao Ministro da Saúde.

Leave a comment

0/5