Skip to content Skip to footer

Deputado Pedro Westphalen apoia medidas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para amenizar efeitos da estiagem

OCB criou propostas e o parlamentar as remeteu à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

A estiagem castiga os produtores rurais, mas soluções já são buscadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com o apoio do Deputado Federal Pedro Westphalen. Foram elaboradas propostas para subsidiar o ministério da agricultura na tomada de medidas. O parlamentar encaminhou as sugestões à Ministra da Agricultura Tereza Cristina. A construção das propostas teve a participação dos sistemas Sicredi, Sicoob e Cresol.

“O Produtor Rural tem pressa, me coloco a disposição para juntos buscarmos soluções a curto e médio prazo, pois teremos um futuro de grandes dificuldades e precisamos agir urgentemente”, afirma Westphalen.

Mas afinal, quais são as proposições apresentadas? O conteúdo apontou pelo menos sete opções que contariam com a união de esforços entre produtores, instituições financeiras, assistência técnica e governo.

Dentre elas, está a não obrigação do pagamento de juros para que prorrogações possam ser efetuadas; disponibilização de linha de recursos para os produtores de leite adquirirem alimentos para o plantel; linha de recursos para manutenção familiar; viabilização para contratações de novas operações de investimento rural com recursos dentre outras ações estudadas e indicadas.

Estiagem no RS

Já são 395 municípios gaúchos que declararam situação de emergência. Segundo a Emater/RS, quase 253 mil propriedades de 9.600 localidades do Estado sofrem com os efeitos da estiagem, situação que deixa 22 mil famílias sem água. A Emater ainda indica que no Rio Grande do Sul, 92.800 produtores de milho e 82.400 produtores de soja registram perdas e muitos recorrem ao Proagro. A produção leiteira também tem registrado perdas em 27.289 propriedades gaúchas.

Leave a comment

0/5