A Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Médico e deputado federal Pedro Westphalen, que tem a saúde como uma de suas principais bandeiras, participou do encontro de instalação da comissão visando discutir, avaliar e propor medidas que proporcionem um efetivo combate a essa doença que atinge milhares pessoas no Brasil e no mundo.
A nova frente parlamentar também vai avaliar e sugerir medidas que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento científico de tratamentos para o câncer, da mesma forma que dará apoio às unidades de saúde que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo. No Brasil, o instituto estima mais de 600 mil casos por ano. Westphalen salienta que a saúde sempre será prioridade em seu mandato. “Importantíssima Frente Parlamentar instalada nesta semana. Há alguns anos a deputada Silvia Cristina, de Rondônia, viu sua mãe ser acometida pelo câncer. Felizmente ela foi curada graças a um diagnóstico e tratamento precoces. Após esse episódio, Silvia fez uma frente parlamentar com vários componentes, e nós fizemos questão de participar desta luta, porque a saúde é uma bandeira que eu defendo com veemência. Eu, que fui médico durante muitos anos e fiz cirurgias oncológicas, sei muito bem que a precocidade do diagnóstico e a desburocratização para que esta patologia seja tratada rapidamente é fundamental para evitar mortes. Portanto, essa é mais uma ação, mais uma participação importante dentro da Frente Parlamentar da Saúde, numa comissão mista a qual fazemos parte’’, explica o deputado.