Considerado um dos maiores festivais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista encerrou sua 38ª edição na noite de ontem, 28 de julho. Presente desde as suas primeiras edições, o deputado Pedro Westphalen prestigiou o evento deste ano.
Desde 1981, a Coxilha Nativista é o único dos grandes festivais regionais do RS que jamais interrompeu sua realização anual. Neste ano, cerca de 12 mil pessoas acompanharam o evento no ginásio José Westphalen Correa, em Cruz Alta.
Nesta edição, o festival contou com atrações tradicionais do evento e algumas diferenciadas, como a Coxilha Piá, o Rodeio da Coxilha, a Cavalgada Nativista, o Torneio de Truco, o Concurso Mi Maior de Gavetão (relacionado à trova gaúcha) e o Acampamento CCGL, contando até mesmo com um concurso culinário no local.
Além da competição, a Coxilha também contou com shows de artistas conhecidos no cenário. João de Almeida Neto, Luiz Carlos Borges, Paquito e Joia, Jayme Caetano Braun, Yamandu Costa, Luiz Carlos Borges, Instrumental Picumã e Yangos marcaram presença no evento.
Projeto de Lei 147/12
O Projeto de Lei 147/12, de autoria do deputado Pedro Westphalen, que declara a “Coxilha Nativista de Cruz Alta” integrante do patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul e a inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, foi aprovado por unanimidade em sessão plenária em 2012.
“É um marco na história dos festivais de música regional do Brasil e o evento fez com que Cruz Alta se transformasse no grande palco do nativismo gaúcho, dando vez à voz dos artistas de todas as idades”, afirmou o deputado.
Confira a lista dos vencedores da 38ª Coxilha
FASE LOCAL
1° Lugar da Fase Local
Canção vencedora: Meu Coração em Teu Peito
Intérprete: Juliano Moreno
Chamarra letra: Marçal Furian
Melodia: Diego Guterres
Cordeona de Botão: Gustavo Thomazi
Contrabaixo: Marcelo Dalla Nora
Violão: Léo Soares
Guitarrón: Rafael Veiga
Recitado: Marçal Furian
Melhor Indumentária: Pirisca Greco
Melhor Conjunto Vocal: Quarteto Coração de Potro
Melhor Melodia: Inventário de Campo
Melhor Arranjo: Rosa de Pedra
Melhor Letra: Inventário de Campo
Melhor Instrumentista: João Paulo Deckert
Melhor Intérprete: Marcelo Oliveira
Melhor Tema Alusivo a Cruz Alta e sua história: Sem premiação por não haver música com tema alusivo a Cruz Alta e sua história
Música Mais Popular: Rancheira de Domador
Fase Geral
1° Lugar da 38ª Coxilha Nativista:
Canção vencedora: Inventário de Campo
Intérprete – Robson Garcia
Letra: Juliano Santos/Michel Plautz.
Melodia: Marcelo de Araújo Nunes
Gaita Botoneira: Marcelo de Araújo Nunes
Baixo: Marcelo Holmos
Violões: Issac Menezes e Marcianinho Reis
Percussão: Leonardo Borges e Juliano Santos