Painéis do Simapes farão serviço para melhor qualificar os serviços oferecidos à população
Em Brasília, o Deputado Federal Pedro Westphalen teve importante agenda seguindo o trabalho com o enfoque na saúde. Ao lado do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o parlamentar integrou o lançamento dos Painéis Dinâmicos do Sistema de Mapeamento de Educação na Saúde (Simapes). Na prática, o projeto oferece análise, coleta e disponibiliza dados para a execução de políticas públicas.
Na semana passada, Westphalen esteve em reunião com o Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, para alternativas à manutenção do serviço do IPE Saúde, que engloba um milhão de gaúchos. Nesta terça-feira (7), no Congresso, foi o momento de acompanhar nova movimentação, desta vez, no âmbito nacional.
“É mais um mecanismo criado pelo Ministério da Saúde que busca aprimorar o Sistema Único de Saúde. Sou Vice-Presidente da Comissão de Saúde, na Câmara dos Deputados já trabalhamos em busca de políticas públicas e, com o Simapes, temos mais um aliado à confecção de soluções práticas aos brasileiros”, declarou Westphalen.
Ministro Queiroga
O projeto foi exposto por servidores da Universidade Federal de Goiás. Consiste no levantamento de dados de Medicina, Enfermagem e Odontologia. O objetivo é uma melhor relação com a oferta de cursos das universidades brasileiras, uma qualificação em busca de gestores e trabalhadores que atendam o Sistema Único de Saúde.
“Conjunto de políticas que visam a qualificação daqueles que lidam com a saúde. Médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, porque eles que vão na casa das famílias pra coletar dados fundamentais para políticas públicas”, disse o Ministro Queiroga.