O deputado federal, Pedro Westphalen, apresentou e entregou o Plano Estadual de Logística e Transporte – PELT, para o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio Leite dos Santos Filho.
A reunião aconteceu na quinta-feira (04), no Ministério de Infraestrutura com a presença de parlamentares gaúchos.
O plano foi elaborado em conjunto com uma equipe multidisciplinar durante gestão de Westphalen na Secretaria dos Transportes do RS, com base em estudo que investigou as deficiências no sistema de transporte de cargas do Rio Grande do Sul, apontando soluções para o desenvolvimento logístico nos próximos 25 anos. Ou seja, o PELT aponta as carências de logística e as soluções para as principais dificuldades nos sistemas ferroviário, dutoviário, hidroviário, rodoviário e aeroviário do estado gaúcho.
“O plano mostra a necessidade de investimento em infraestrutura e a importância da intermodalidade” destacou Westphalen.
Durante a reunião o ministro anunciou a liberação de três trechos da duplicação da BR-116, serão 47 quilômetros que deverão ser entregues até dia 2 de agosto.