Nesta terça-feira (05) o deputado federal, Pedro Westphalen (PP-RS), participou da primeira reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A audiência foi realizada na sede da FPA na capital federal com a presença do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, a ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina, senadores e deputados da 56ª legislatura.
A proposta do encontro foi dar as boas-vindas aos parlamentares que iniciarão seus trabalhos na FPA e firmar a composição das Comissões Permanentes e Mistas. Na ocasião, também foram debatidas as principais demandas do setor com intuito de estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária.
Conforme Westphalen, a reunião foi fundamental para apresentar a força do agro gaúcho diante dos demais parlamentares:
“Foi uma reunião da mais alta importância pelo conteúdo das pautas e pela presença expressiva de parlamentares, do presidente da Câmara, da ministra da Agricultura e do líder do governo, major Vitor Hugo. A partir de hoje, faço parte desta frente parlamentar que com certeza trará resultados para nosso povo”, destacou o deputado.
No Rio Grande do Sul a agricultura tem um papel fundamental na economia. “O estado tem mais de 40% da sua produção, ou seja, o PIB, fundamentado no setor primário diretamente, de maneira indireta chega a 60%. Na cidade de Cruz Alta passa 70% da soja produzida no RS. Portanto, esse é um tema que o deputado gaúcho tem que estar presente” concluiu.
A tragédia de Brumadinho também foi um tema permanente durante o encontro.