Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Primeira eleição de Pedro Westphalen (2002)

O deputado Pedro Westphalen iniciou sua carreira política em 2002, como deputado estadual eleito com 36.044 votos. No primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e ajudou na reconstrução do IPE Saúde.

Além de implantar a Frente Parlamentar da Saúde, foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA) e da Comissão Especial das Células-Tronco. Também integrou das Comissões de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle; de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, de Bioética e das Águas.

Westphalen foi reeleito para o segundo mandato com 44.079 votos. Em janeiro de 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da Lei da Inovação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Estado. De volta ao Parlamento, em 2008 integrou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a CPI do Detran.

Como líder do Governo de Yeda Crusius, ajudou na construção do déficit zero, na retomada do pagamento dos precatórios, na melhoria na malha rodoviária estadual e na garantia do repasse de recursos estaduais aos municípios gaúchos.

Em 2010, assumiu a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. Nas eleições do mesmo ano, a população de 430 municípios gaúchos aprovou o trabalho realizado por Westphalen e o reconduziu pela terceira vez a uma cadeira no Parlamento, com 72.910 votos. Durante o ano de 2013, Westphalen exerceu a função de Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Com foco na transparência total do legislativo, Westphalen tornou acessíveis à população todos os dados funcionais e financeiros de deputados e servidores no Portal da Transparência. Além desta medida, destaca-se a extinção do 14º e 15º salários dos deputados estaduais.

Pedro Westphalen exerceu a função de Presidente da Assembleia Legislativa do RS em 2013

Também foi durante a gestão de Westphalen que a Assembleia Legislativa recebeu o prêmio Top Cidadania da ABRH/RS pelo projeto “Deputado por Um Dia”, que permite que os jovens conheçam e entendam as rotinas e o cotidiano do Parlamento, coordenado pela Escola do Legislativo.

Nas eleições de 2014, Westphalen foi reeleito para seu 4º mandato no Legislativo Estadual do RS, com 65.134 votos.

Em 1º de janeiro de 2015, foi nomeado Secretário dos Transportes, pelo Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.  No comando da pasta, Westphalen trabalhou pelo desenvolvimento da infraestrutura e logística no RS, com foco na potencialização da intermodalidade, desenvolvendo ações de diagnóstico, planejamento e implementação. Entre os destaques da atuação de Westphalen na Secretaria Estadual dos Transportes estão a retomada nas obras da RS 118; o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e o fortalecimento do sistema hidroviário.

No mês de março de 2018, retornou ao mandato na Assembleia Legislativa, sendo eleito Deputado Federal em outubro deste mesmo ano por 97.107 mil eleitores.