Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

Novembro azul e a importância da Prevenção

O mês de Outubro, tradicionalmente, é de trabalho preventivo para as mulheres contra o câncer de mama. Eu, enquanto médico ginecologista, valorizo a data como um reforço nas necessidades dos diagnósticos precoces, periodicidade de exames e também manutenção de um trabalho que busque sempre a saúde e qualidade de vida. Em novembro, não é diferente. Dessa vez, o foco das políticas públicas migra para os homens.

O já estabelecido novembro azul reforça o trabalho de prevenção ao câncer de próstata. O cuidado dos homens é tão necessário devido às estatísticas atribuídas à doença. No Brasil, trata-se do segundo câncer mais comum no sexo masculino, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. Ainda segundo o órgão, foram 65.840 casos em 2020, números referentes a 29,2% dos tumores incidentes em homens. Em 2019, o Atlas de Mortalidade por Câncer registrou 15.983 mortes no país, corroborando a necessidade da prevenção que certifica de maneira antecipada a comorbidade de modo a possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido.

Por isso, cumprimento novamente o trabalho de conscientização realizado e reitero a necessidade dos exames, principalmente, pela alta taxa de mortalidade após os 50 anos.
Prevenção, cuidado e frequentes visitas ao médico de confiança são os meus conselhos aos amigos.

Um forte abraço!

Deputado Federal Pedro Westphalen

Deixe uma resposta