Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

Reunião traça planos para área médica

O deputado federal Pedro Westphalen participou de uma reunião durante almoço com representantes da Associação Médica de Brasília (AMBR), Instituto Brasil de Medicina (IBDM), Associação Médica Brasileira (AMB) e a Frente Parlamentar da Medicina, a fim de articular temas relevantes na área da saúde. O evento aconteceu na sede da AMBR.

“Precisamos levar profissionais para locais onde não têm médicos, onde encontramos dificuldades. É um trabalho que estamos fazendo gradativamente. Estamos provendo alguns projetos de lei no sentido de regulamentar a vinda de profissionais de fora, com o exame do Revalida”, enfatizou Westphalen, que é médico e prioriza as pautas relacionadas ao setor de saúde. Ele acrescenta que a frente parlamentar de medicina está preocupada com a qualidade do ensino na área da saúde aqui no Brasil. “Com a proliferação de faculdades médicas sem condições de formar um bom profissional, uma porção de alunos brasileiros vão estudar fora do país, mas quando voltam, não têm a qualificação adequada. Por isso, temos a necessidade de fazer uma prova para revalidar esses diplomas, para que os profissionais tenham qualificação e não coloquem em risco a vida das pessoas que buscam o médico para atendimento. Ao mesmo tempo, estamos tentando fazer um projeto sobre isso, e o ministro Mandetta vê com bons olhos. O projeto visa levar médicos nos rincões, no interior do Brasil e locais desfavorecidos”, explica o deputado.

Deputado Westphalen debateu ideias para ampliar o acesso da população à saúde pública

Na reunião esteve presente o secretário substituto de gestão do trabalho e da educação na saúde, Hélio Angotti Neto, que discorreu sobre os 100 primeiros dias do governo, representando o ministro Mandetta.

Durante a audiência também foram debatidos outros temas, como a retomada do debate sobre a proposta da carreira de Médico de Estado (PEC 454/2009), além de abordar a Mudança na lei do Programa Mais Médicos, entre outros.

Deixe uma resposta