Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

Saneamento para Lagoa dos Três Cantos é pauta de audiência

Projeto prevê implantação de um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia

Na manhã desta terça-feira (05), o deputado Pedro Westphalen recebeu em seu gabinete, em Brasília, a presidente da Câmara de Vereadores de Lagoa dos Três Cantos, vereadora Christiane Carine Jost Hartmann, e o vereador Airton Scheffel.

Durante a audiência os legisladores apresentaram ao deputado um projeto de alta tecnologia em tratamento de esgoto por eletrólise avançada e compostagem termofílica aeróbica, ou seja, transformar o esgoto que é lançado no meio ambiente para forma de líquidos ou de gases.

O projeto apresentado pelos vereadores poderá atender não só o município de Lagoa dos Três Cantos, mas a região num raio de até 50 quilometros, ou seja, aproximadamente dez mil residências. “É um sistema inovador e eficiente, que funciona em dois municípios catarinenses. Com este projeto poderemos evoluir em nossa região, no tratamento de esgoto, sem a necessidade de grandes investimentos”, explicou o vereador.

O vereador ainda comenta que se for possível fazer o tratamento de, por exemplo, 70% do esgoto, já haverá um ganho ambiental e social para toda a região. “Nosso intuito foi buscar o apoio do deputado para conseguir implantar o projeto e, assim, melhorar nossa qualidade de vida e, principalmente, para as futuras gerações, evitando ou diminuindo a contaminação dos mananciais hídricos”, relatou Scheffel.

A presidente da Câmara afirma que esse saneamento irá beneficiar não só o município de Lagoa dos Três Cantos , mas também toda nossa região do Alto Jacuí, prevê melhorias no geral na área da saúde pública e ambiental para toda nossa população” destacou

Para Westphalen, o projeto é de suma importância, pois, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, irá proteger o meio ambiente. “Analisarei este material importantíssimo minuciosamente, que envolve saneamento, diretamente ligado à saúde das pessoas. É fundamental pensarmos em políticas públicas, o projeto apresentado pelos vereadores visa atender milhares de família”, destacou.

Na ocasião os legisladores entregaram o convite da 18ª LagoaFest, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de março, na cidade de Lagoa dos Três Cantos.

Deixe uma resposta