Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

Deputado Pedro Westphalen participa da assinatura do Edital de modernização e ampliação do aeroporto de Passo Fundo

Cerimônia contou com lideranças

Em dezembro de 2017, foi assinado o termo de compromisso para obras de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Körtz, de Passo Fundo, pelo governador do estado, José Ivo Sartori e o ex-secretário dos Transportes, deputado Pedro Westphalen. O ato demonstrava que um antigo sonho dos moradores e empresários da região finalmente se concretizaria. Hoje, 22 de junho, mais uma parte importante deste processo foi finalizada: o edital para contratação da empresa que fará o projeto e a execução foi lançado. Serão investidos no total R$ 55 milhões, repartidos entre o Estado e a União.

“Passo Fundo vem se tornando referência nacional na indústria e nos serviços, com importantes universidades e centros de saúde. Esta ampliação e modernização do aeroporto vem para consolidar e impulsionar ainda mais a economia de toda a região, com impacto em mais de cem municípios. Particularmente, eu fico muito feliz por estar contribuindo para que este sonho se torne realidade. Precisamos celebrar este momento. Muitas vezes não se consegue executar obras desta magnitude pela burocracia que existe no Brasil. Mas isto não pode ser usado como desculpa. Quando todas as forças se unem as coisas acontecem. E este momento [de lançamento do edital] serve para provar que estamos no caminho certo ao não desistirmos dos compromissos que assumimos com as distintas regiões do Estado e suas comunidades, mesmo com as inúmeras dificuldades”, destacou Westphalen, que participou de todas as negociações junto ao governo do Estado e a União durante sua gestão na Secretaria dos Transportes.

Projeto integra o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS)

“Foram três anos de muita dedicação do Governo do Estado, Secretaria dos Transportes e Departamento Aeroportuário [DAP]. Mas também recebemos muito apoio, e preciso destacar o trabalho do prefeito Luciano junto a sua equipe, Câmara de Vereadores e lideranças, que buscaram incessantemente por este aeroporto, e hoje, essa conquista sem dúvida tem o nome deles”, afirmou o deputado.

Durante a solenidade, o governador destacou em seu pronunciamento a importância do PDAR. “Parabenizo-o [Westphalen] por aquilo que construiu, de forma inédita, com o Programa de Desenvolvimento da Aviação no Rio Grande do Sul. Esta dedicação permitiu que conquistássemos também para Uruguaiana e Santo Ângelo, por exemplo, as possibilidades de conexão com Porto Alegre e o País. Pedro, tenho admiração pelo seu trabalho realizado e por aquilo que podes realizar ainda”.

Em frente ao aeroporto de Passo Fundo

Já o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, pediu palmas aos presentes à cerimônia, uma homenagem especial ao ex-secretário Westphalen. “Sentíamos aqui a angustia de não termos um aeroporto à nossa altura. Faço a questão de agradecer ao deputado estadual Pedro Westphalen. Quero uma salva de palmas. Grande secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul! Grande articulador que nos possibilitou até aqui chegar”.

A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade de Passo Fundo (UPF) e contou com lideranças políticas e empresariais, além de órgãos de representação da sociedade civil e imprensa.

 

 

AEROPORTO DE PASSO FUNDO

Passo Fundo, a sexta maior economia do Rio Grande do Sul, receberá em seu aeroporto melhorias de grande interesse para a população da região. A estrutura oferecerá mais conforto e a previsão de ampliação dos voos, com maior segurança e menor número de atrasos e/ou cancelamentos. Dentre os itens contemplados na modernização, estão a construção de um novo terminal de passageiros, de um novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens.

Com prefeito, vereadores e secretários municipais de Passo Fundo

Pedro Westphalen fez questão de destacar ainda que investimentos relevantes foram feitos no aeroporto pela Secretaria de Transportes nos últimos três anos. “Desde 2015 até este ano, já realizamos diversas melhorias importantes, como aquisição de um Raio X, longarinas, mobiliários e equipamentos como câmeras de monitoramento e ar condicionados. Foram gastos mais de R$ 800 mil. Também articulamos junto ao governo federal a aquisição de dois caminhões de bombeiros para uso exclusivo do aeroporto”, finalizou Westphalen.

 

Deixe uma resposta