Telefone: (51) 99963.5584 | dep.pedrowestphalen@camara.leg.br

Westphalen quer transformar Plano Estadual de Logística de Transportes em lei

Para Westphalen, o PELT é uma ferramenta essencial para o futuro da logística de transportes no RS – Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Plano de transportes vai orientar o desenvolvimento logístico do RS nos próximos 25 anos

Concluído durante a gestão do deputado Pedro Westphalen na Secretaria Estadual dos Transportes, o Plano Estadual de Logística de Transportes (PELT), foi construído em conjunto com uma equipe multidisciplinar, e aponta as carências de logística e as soluções para as principais dificuldades nos sistemas ferroviário, dutoviário, hidroviário, rodoviário e aeroviário do Rio Grande do Sul nos próximos 25 anos.

E para que o PELT se torne um compromisso de estado e não uma política de governo, o deputado Pedro Westphalen, quer ser o autor de um projeto de lei sobre o tema, contribuindo para que a possa auxiliar na tomada de decisão e nas diretrizes sobre o que o estado precisa.

“O PELT mostra a importância da intermodalidade. Agora, nossa intenção no Parlamento Gaúcho é fazer com esse projeto se transforme em lei para que os próximos governos tenham dados concretos ao buscar recursos e investimentos para reverter esses gargalos logísticos”, declara.

O plano mostra a necessidade de investimento em infraestrutura e revela que no brasil 65% das mercadorias são transportadas por via rodoviária. No Rio Grande do Sul, a malha hidroviária, mais sustentável, tem participação de 88% no transporte de cargas.

No estudo também é destacada a necessidade de maior atenção e desenvolvimento para as ferrovias, e principalmente nas hidrovias, que é um transporte considerado mais barato e menos poluente.